Paróquia São Pedro Apóstolo

paroquiasaopedro01@hotmail.com

08h00 às 11h00 das 13h00 às 17h00

Sábado:

A ideia de se construir a Capela surgiu em 1913 quando Maximiliano Motta, um dos fundadores de Pindorama, doou um terreno, localizado na atual Praça São Pedro, que na época chamava Vila Areia Branca, muito antes da construção da Matriz de Santo Antônio. A inauguração foi em 1915, com as bênçãos de um sacerdote de Jaboticabal.[bg_collapse view=”link” color=”#ff0000″ icon=”eye” expand_text=”Continuar lendo…” collapse_text=”Continuar lendo…” inline_css=”font-weight: 700;” ]

Em 1961, Pe. Oscar Serra do Amaral demoliu a capela para a construção de outra no mesmo lugar, com a entrada principal voltada para a Rua Alípio Dias. A construção ficou incompleta e a capela, sem atividade por doze anos.

A construção foi reiniciada em 1973, pelo Pe. Nilson, com a cooperação do Sr. Lico Zolli e esposa.

Em 1975, inciaram as missas, que eram celebradas uma vez por mês e em 1978, com a chegada do Pe. Simom Apsertia Perez, as missas passaram a ser celebradas todos os domingos.

Em 1982, por intermédio do Sr. Lico Zolli e esposa, foi adquirido o Sacrário da Capela (permanece até hoje).

No ano de 1988, Pe. Torrente constituiu uma Comissão de Trabalhos, e iniciaram a reforma e aumento da Capela em 1989, mantendo sua estrutura até os dias atuais.

Em 2007, o Bispo Diocesano Dom Antônio Celso de Queiroz designou Pe. João de Oliveira para assumir as atividade da capela, prometendo que elevaria a capela à Paróquia quanto tivesse as pastorais necessárias.

No dia 08 de fevereiro de 2009, em missa solene, foi realizada a elevação da capela à “Quase Paróquia”e o Pe. à Administrador Paroquial, ficando a capela Santa Edwiges sob responsabilidade da “Quase Paróquia”.

Em 29 de junho de 2009 (dia do Padroeiro São Pedro), Pas 20h00, em missa solene, a “Quase Paróquia” foi elevada por Dom Celso, à “Paróquia São Pedro Apóstolo” e o Administrador Paroquia, João de Oliveira à Pároco da “Paróquia São Pedro”.

No dia 30 de junho de 2010, o Bispo Diocesano Dom Otacílio Luziano da Silva, visitou pela primeira vez a Paróquia.

Em 27 de janeiro de 2013, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida chegou pela primeira vez à Paróquia, ficando até 02 de fevereiro do mesmo ano.[/bg_collapse]

São Pedro Apóstolo

Considerado Príncipe dos Apóstolos, foi o primeiro Papa, reinando por 37 anos, o papado mais longo da história, e junto com São Paulo, fundou a Santa Sé de Roma, atual sede da Igreja. Nasceu possivelmente no final do I século a.C. na região de Betsaida, na Palestina. Seu nome original era Simão, sendo modificado depois por Jesus (Jo 1,42), para indicar que ele seria a “pedra” sobre a qual Jesus instituiria a sua Igreja (Mt 16,18). Antes de ser discípulo de Jesus, exercia a função de pescador, possivelmente nas proximidades do Mar da Galileia. E é exercendo sua função que o apóstolo conhece Jesus, que o convida a “avançar para as águas mais profundas” e ser “pescador de homens” (Lc 5,1-11). Depois da morte de Jesus, foi preso em Jerusalém, mas após ser libertado milagrosamente, foi para Roma, local onde presidiu a comunidade dos apóstolos e toda a Igreja até ser expulso pelo imperador Cláudio, voltando assim a Jerusalém, onde ocorreu o primeiro Concílio da história da Igreja. Dezessete anos depois, Pedro vai à Antioquia para depois voltar a Roma, local em que seria martirizado no Circo de Nero, local onde atualmente encontra-se a Praça de São Pedro, no ano de 64 d.C. a mando do imperador Nero. Suas relíquias ósseas encontram-se três andares abaixo do altar mor da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e são visitadas anualmente por milhares de devotos.