Forania: 1

08h00 às 11h00 das 13h00 às 17h00

Sábado:

A Paróquia

A história da paróquia iniciou-se com o Grupo de Oração da comunidade, porém já havia no local uma capela de Nossa Senhora que passava por 30 famílias e que uma vez por semana se reuniam numa casa para rezar, meditar a Palavra com o auxilio de fieis da paróquia Santo Antônio.
Em 1994 o grupo se iniciava numa pequena escola na Vila Engrácia onde hoje é um centro comunitário. Formavam o grupo, alguns servos do Grupo de Oração Bom Pastor da paróquia Santo Antônio.[bg_collapse view=”link” color=”#ff0000″ icon=”eye” expand_text=”Continuar lendo…” collapse_text=”Continuar lendo…” inline_css=”font-weight: 700;” ]

Com o passar do tempo foi preciso escolher um nome para o novo grupo que surgia. Escolheram o nome “Renascer”. O grupo de Oracão Renascer existe até hoje na paróquia. Com o passar dos meses o salão da vila Engracia ficou pequeno com o tanto de pessoas que vinham rezar. Nesta circunstância, deram a idéia de conseguir, de alguma forma, algum terreno para que pudesse ser construída uma igreja, pois os bairros: Santa Paula, Vila Engracia, Martani, Jardim Primavera, Jardim Del Rey e Agudo Romão ficavam distantes da paróquia Santo Antônio e também o acesso era difícil, visto que o único bairro asfaltado era a Vila Engracia.

Ganharam o terreno da Família Pachá (Miguel e Anísio) e o proprietário desejou que fosse Santo Expedito o padroeiro da futura paróquia.O Grupo começou a trabalhar com quermesses, pizzas e outras promoções para a construção da igreja. A comunidade começou a se formar num espírito de unidade e comunhão com os servos do grupo.

Lá eles tiveram o apoio dos padres que por aqui passaram: Pe Amorin, Pe Simão e Pe Lino. Em 1997 algumas pessoas lideram a construção da igreja. Aos homens ajudavam na construção. O primeiro espaço a ser construído foi o salão que hoje são as duas salas de catequese e reunião. No dia 08 de janeiro de 1996, quando o salão ficou pronto, o grupo de oração passou a ser feito lá. Era um trabalho árduo, mas abençoado! Muitas doações chegavam.

O grupo fazia, já antes de ser quase-paróquia, alguns trabalhos pastorais, como visitas aos doentes, aconselho aos casais, plantão de oração, cestas básicas de alimentos, catequese, vicentinos e o terço as 15h todo dia 19 e, louvou a Santo Expedito. Após construído este salão, passou-se a construir, junto desse, um salão maior, hoje salão de festas. Neste local aos domingos às 16h começou a ter Missas. Após o salão, a comunidade começou a fazer promoções para a construção da igreja ao lado do salão de festas.

No dia 14 de fevereiro de 1998 fizeram pizzas, a primeira promoção em prol da igreja.Em janeiro de 1999, ainda Diocese de São José do Rio Preto, a igreja já estava construída, coberta, rebocada, com a ferragem e contra-piso. O Pe Osvaldo Donizete da Silva (Barrinha) chegou para administrar a quase-paróquia Santo Expedito. Após um ano foi elevada a Paróquia por Dom Orani, na época Bispo de Rio Preto e hoje Cardeal da Igreja.

Nesse período vale destacar os vários horários de terços e Missas nos dias 19 de cada mês que atraia fieis de Santo Expeditos vindo de várias paróquias da diocese. [/bg_collapse]