Forania: 3

Sábado:
13hrs às 17hrs

A Paróquia

A paróquia de São Sebastião teve o seu início em 1954, quando foi fundada, próxima à região central, a primeira vila de Novo Horizonte, Vila Bauman, e nesta a capela dedicada a São Sebastião (primeira capela da Matriz de São José), situada na Rua São Sebastião, no segundo quarteirão perto da Av. José Willibaldo de Freitas, e tal capela estava sob os cuidados do Cônego Alfredo Heith.[bg_collapse view=”link” color=”#ff0000″ icon=”eye” expand_text=”Continuar lendo…” collapse_text=”Continuar lendo…” inline_css=”font-weight: 700;” ]

A cidade de Novo Horizonte foi crescendo e a capela construída na Rua São Sebastião, próxima à Av. José Willibaldo de Freitas foi demolida, pois estava em condições precárias e o espaço bastante limitado e, no ano de 1989, com a aprovação dos moradores da vila Bauman e a autorização do então prefeito Sr. Same Calil Nicolau Eid, construiu-se no quarto quarteirão, acima da Av. José Willibaldo de Freitas, na Vila Bauman, no desativado pátio de manobras da Fepasa, juntamente com a praça, com a colaboração da Associação de amigos de bairro da vila Bauman, e com o apoio do padre local, Cônego Alfredo do Rio, uma nova capela dedicada a São Sebastião que, atualmente, é a matriz da Paróquia de São Sebastião.

Muitos homens e mulheres de fé foram responsáveis por todo trabalho realizado desde o ano de 1954: leigos e leigas, religiosos e religiosas, e padres. O que é de Deus começa pequeno, muito pequeno. Como nos disse Jesus: o Reino dos céus é comparado a um grão de mostarda que um homem toma e semeia em seu campo. É esta a menor de todas as sementes, mas, quando cresce, torna-se um arbusto maior que todas as hortaliças, de sorte que os pássaros vêm aninhar-se em seus ramos (Mt, 13,31-32).

Com a chegada do padre Carlos Umberto Franquim em Novo Horizonte, no dia 25 de Fevereiro de 2008, teve início a quase paróquia de São Sebastião e, depois de 9 meses de trabalho, com a autorização do Bispo de Catanduva, Antonio Celso de Queiroz, foi instalada a tão sonhada paróquia de São Sebastião, composta de 6 comunidades urbanas: São Sebastião (Matriz), na vila Bauman; Nª Srª do Perpétuo Socorro, no jardim América; São Francisco de Assis, no jardim São Francisco; São Benedito, no jardim São Benedito; Nª Srª Aparecida, na Vila Cardoso; Nª Srª da Cabeça, no jardim São José; e de 5 comunidades rurais: Stª Rita de Cássia e Stª Luzia, no Pau D’alho; Nª Srª Aparecida, nos Dois Côrregos; São João Batista, no Côrrego Grande; Nª Srª Aparecida, no Gonçalves; Nª Srª do Perpétuo Socorro, no bairro dos coqueiros.

Com a graça de Deus e a disposição de muitos irmãos e irmãs de bom coração, as pastorais e movimentos foram se estabelecendo e, hoje, a Paróquia de São Sebastião realiza o seu trabalho paroquial desenvolvido por 13 pastorais e 3 movimentos. As pastorais são: da Sobriedade (com o grupo de apoio para os dependentes químicos e familiares), do Batismo, da Acolhida, da Juventude, da Catequese (1ª Comunhão e crisma), do Dízimo, do Matrimônio, da Comunicação, da Liturgia, do Artesanato, da Criança, dos Acólitos e Coroinhas, dos Ministros da Eucaristia; e os movimentos: RCC (três Grupos de Oração), do Apostolado da Oração, dos Vicentinos. Todo este trabalho está em desenvolvimento.

Podemos dizer também que a Comunidade Terapêutica Teshuvá/Nª Srª de Guadalupe nasceu do trabalho pastoral que foi se realizando na Paróquia São Sebastião, a qual ainda continua dando auxílio ao trabalho com os dependentes químicos.

Todo o trabalho pastoral da Paróquia de São Sebastião é presidido e orientado pelo padre Carlos Eduardo Cristófaro, mps e acompanhado pelo CPA (Conselho Pastoral Administrativo) e também pelo CPP (Conselho Pastoral de Pastoral). Ainda para ajudar a organizar todo o trabalho paroquial e pastoral, como também o atendimento aos fiéis, a Paróquia de São Sebastião conta uma secretária e com vários voluntários (as).

Com a graça e a bondade de Deus, com o trabalho de tantos irmãos e irmãs de fé, muitas pessoas e famílias têm se beneficiado com o nosso trabalho paroquial e pastoral.

Para melhor acolher e celebrar temos como projeto a ampliação da igreja matriz de São Sebastião, para isto ser possível contamos com a colaboração de toda a comunidade. Com o patrocínio de São Sebastião e a proteção de Nossa Senhora Rainha da Paz, que tudo seja para a maior honra e glória do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.[/bg_collapse]