Forania: 1

Segunda a Sexta:

Sábado:

A PARÓQUIA

A Igreja São Paulo começou a se tornar realidade após um pedido feito pelo Pe. Adélio Vian (in memorian) pároco da Igreja São José, a Dr. Paulo Laudy Cury e família, que fizeram a doação do terreno para a construção; Formou-se a comissão para construção da Igreja São Paulo Apóstolo e se iniciou os trabalhos em janeiro de 1994, com recursos provenientes de promoções e posteriormente com o dinheiro da Alemanha que foi repassado pela Paróquia São José, os trabalhos foram executados por mutirões de pessoas da comunidade.[bg_collapse view=”link” color=”#ff0000″ icon=”eye” expand_text=”Continuar lendo…” collapse_text=”Continuar lendo…” inline_css=”font-weight: 700;” ]

Houve uma grande concentração de esforços, sendo possível sua inauguração em 25/01/1997 que contou com a presença do Sr. Bispo Dom José de Aquino Pereira, Pe. Geraldo Battaglini, Pe. Paulo Paulinos e toda comunidade e comissão. A “quase Paróquia São Paulo Apóstolo”, tornou-se realidade sendo criada em 25/01/1999 pelo Bispo Dom Orani João Tempesta e demais padres presentes, sendo que Pe. Claudinei de Freitas assumiu suas funções de 1° pároco desta comunidade, que em 25/01/2000 passou a ser denominada como “Paróquia São Paulo Apóstolo”. Aos 04/08/2001 o Pe. Márcio Beggiato tomou posse e assumiu suas funções de pároco ficando na paróquia até 27/04/2003, quando Pe. Francisco José Ribeiro foi nomeado ao cargo de pároco da São Paulo Apóstolo pelo período de 4 anos, em 03/11/2007 o Bispo de Catanduva Dom Antonio Celso de Queiroz nomeou o Sr. Pe. Aparecido Cássio Alves ao cargo de pároco desta comunidade.

No dia 24 de maio de 2009 foi realizado a despedida ao Pe. Cássio e acolhida do Pe. José Carlos Garcia de Souza no dia 10 de maio 2015 tomou posse da paróquia Pe. Ivanildo dos Santos Costa.[/bg_collapse]

São Paulo Apóstolo

O apóstolo dos gentios e das nações nasceu em Tarso. Da tribo de Benjamim, era judeu de nação. Tarso era mais do que uma colônia de Roma, era um município. Logo, ele recebeu também o título de cidadão romano. O seu pai pertencia à seita dos fariseus. Foi neste ambiente, em meio a tantos títulos e adversidades, que ele foi crescendo e buscando a Palavra de Deus.Combatente dos vícios, foi um homem fiel a Deus. Paulo de Tarso foi estudar na escola de Gamaliel, em Jerusalém, para aprofundar-se no conhecimento da lei, buscando colocá-la em prática. Nessa época, conheceu o Cristianismo, que era tido como um seita na época. Tornou-se, então, um grande inimigo dessa religião e dos seguidores desta. Tanto que a Palavra de Deus testemunha que, na morte de Santo Estevão, primeiro mártir da Igreja, ele fez questão de segurar as capas daqueles que o [Santo Estevão] apedrejam, como uma atitude de aprovação. Autorizado, buscava identificar cristãos, prendê-los, enfim, acabar com o Cristianismo. O intrigante é que ele pensava estar agradando a Deus. Ele fazia seu trabalho por zelo, mas de maneira violenta, sem discernimento. Era um fariseu que buscava a verdade, mas fechado à Verdade Encarnada. Mas Nosso Senhor veio para salvar todos.

Encontramos, no capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos, o testemunho: “Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes e pediu-lhes cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos, a Jerusalém, todos os homens e mulheres que seguissem essa doutrina. Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão’. Trêmulo e atônito, disse Saulo: ‘Senhor, que queres que eu faça?’ respondeu-lhe o Senhor: ‘Levanta-te, entra na cidade, aí te será dito o que deves fazer’”.

O interessante é que o batismo de Saulo é apresentado por Ananias, um cristão comum, mas dócil ao Espírito Santo.

Hoje estamos comemorando o testemunho de conversão de São Paulo. Sua primeira pregação foi feita em Damasco. Muitos não acreditaram em sua mudança, mas ele perseverou e se abriu à vontade de Deus, por isso se tornou um grande apóstolo da Igreja, modelo de todos os cristãos.