Paróquia Santo Antônio Pádua

paroquiasantaadelia@hotmail.com

08hrs às 11hrs das 13hrs às 17hrs

Sábado: 08hrs às 11hrs

Em 1914 existia no local da Igreja Matriz uma capela dedicada a Santo Antônio. Desde então, até 1931, esteve sob a jurisdição direta do vigário da Paróquia de Santa Adélia, bispado de São Carlos.

Quando vigário o Frei Theodoro Beá, deu-se início à construção da igreja, sendo que, em 14 de outubro de 1928, a pedra fundamental da futura matriz foi lançada.[bg_collapse view=”link” color=”#ff0000″ icon=”eye” expand_text=”Continuar lendo…” collapse_text=”Continuar lendo…” inline_css=”font-weight: 700;” ]
Era o Dr. Dario Cordovil Guedes o engenheiro responsável pela edificação, iniciada, de fato, em 1929, sob a direção dos Padres Agostinianos Recoletos, de origem espanhola.
Em 22 de Julho de 1931, o bispado de São José do Rio Preto na pessoa do bispo Dom Lafayette Líbano, assinou o decreto de fundação de nossa paróquia, sendo encarregado dela, na ocasião, o frei Thomaz Martinez do Carmo.

A instalação da paróquia  ocorreu em 9 de agosto de 1931 e, como preparação da instituição da paroquia, celebrou-se um tríduo em louvor a Santo Antônio, padroeiro, com  pregação e expressivo número de comunhões. Esse tríduo culminou com a primeira missa paroquial, quando se fez a leitura do referido Decreto e a explicação ao povo do significado da criação da paróquia. A nomeação do primeiro pároco, vigário Gregório Nafria, deu-se em 1º de Maio de 1932.

As obras estiveram paralisadas até julho de 1935, quando, no dia primeiro do referido mês, o Pe. Antimo del Pozo reiniciou a construção, levando-a a cabo no curtíssimo prazo de 18 meses, com verbas obtidas através das dezenas de quermesses promovidas pela sociedade católica local. por fim, sua solene inauguração deu-se no dia 8 de dezembro de 1936.[/bg_collapse]

Santo Antônio de Pádua

Neste dia, celebramos a memória do popular santo – doutor da Igreja – que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. O nome de batismo dele era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.

Ainda jovem pertenceu à Ordem dos Cônegos Regulares, tanto que pôde estudar Filosofia e Teologia, em Coimbra, até ser ordenado sacerdote. Não encontrou dificuldade nos estudos, porque era de inteligência e memória formidáveis, acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade. Aconteceu que em Portugal, onde estava, Antônio conheceu a família dos Franciscanos, que não só o encantou pelo testemunho dos mártires em Marrocos, como também o arrastou para a vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças.

Ao ir para Marrocos, Antônio ficou tão doente que teve de voltar, mas providencialmente foi ao encontro do “Pobre de Assis”, o qual lhe autorizou a ensinar aos frades as ciências que não atrapalhassem os irmãos de viverem o Santo Evangelho. Neste sentido, Santo Antônio não fez muito, pois seu maior destaque foi na vivência e pregação do Evangelho, o que era confirmado por muitos milagres, além de auxiliar no combate à Seita dos Cátaros e Albigenses, os quais isoladamente viviam uma falsa doutrina e pobreza. Santo Antônio serviu sua família franciscana através da ocupação de altos cargos de serviço na Ordem, isto até morrer com 36 anos para esta vida e entrar para a Vida Eterna.